Esse é um tema polêmico! Eu particularmente dou preferência para registrar sempre o “.com.br” e o “.com”. Esses domínios tem uma pequena relevância nos buscadores como Google, Bing e Yahoo mas cada vez fica menor sua importância e peso no fator SEO.
Se você visitou a “Padaria do João” e vai buscar seu site na internet normalmente ocorre dois comportamentos: vai digitar direto no navegador “www.padariadojoao.com.br” ou: vai buscar no Google por exemplo “padaria do joao”. A primeira opção é bem menos utilizada que a busca no Google, porém levando em conta que você tem o domínio “.com.br” terá um acesso por tráfego direto.
Em relação a SEO (técnica para um melhor ranking nos buscadores como Google, Bing, Yahoo) o domínio desde setembro de 2012 em uma grande atualização que o Google teve perdeu muito a sua força, sendo assim, hoje não adianta você registrar um domínio focando em subir no ranking do Google pois ele preza muito mais o conteúdo do que um domínio exato ao termo que o usuário está buscando.