O marketing e suas estratégias se reinventam todo ano. Com o e-mail marketing não é diferente. Se novas tendências surgem, elas são frutos de mudanças nos hábitos dos consumidores, de novas tecnologias e de plataformas mais sofisticadas.
O que é tendência não necessariamente é algo novo, mas sim a adaptação na fórmula de construção e envio de e-mail marketing.
Para facilitar o entendimento listamos 4 tendências que merecem atenção em 2016 para o e-mail marketing. Confira!
Segmentação em e-mail marketing é muito importante, o que deve ganhar força é o caráter mais individual das mensagens. O toque pessoal referido aqui está na oferta de conteúdos ou produtos que atendam com proximidade os gostos e necessidades do público.
Essa inclusive é uma tendência ressaltada pela Business 2 Community. A ideia é fazer com que as pessoas recebam e-mails com assuntos que elas demonstraram interesse anteriormente.
Por exemplo: um cliente que acessa um varejista on-line e se cadastra vai preferir receber anúncios de produtos os quais ele procurou mais informações, além de ofertas similares e complementares.
Um estudo da Return Path mostrou que 33% dos e-mails no Brasil são lidos em dispositivos móveis. Um levantamento da Litmus aponta que 66% dos estadunidenses usuários do Gmail leem as mensagens recebidas via mobile. A tendência é que esses números cresçam à medida que mais smartphones e tablets são adquiridos e façam parte da rotina das pessoas.
Planejar a estrutura de um e-mail marketing para dispositivos móveis é:
Um detalhe a se levar em conta é o aspecto mais visual que as caixas de entrada tendem a tomar. O Gmail, ainda não para todos os usuários, possui a opção “grid view” na exibição de mensagens na aba de promoções.
Com esse recurso, as imagens incorporadas nos e-mails são exibidas logo de cara, junto com o assunto (este gif do blog da Envato Market ajudará a entender como funciona).
Certamente esse será um bom desafio para anunciantes encontrarem formas de atrair a atenção dos destinatários.
O uso do Big Data ainda não é algo explorado por pequenas e médias empresas, mas essa é uma tendência que pode mudar nos próximos anos. Para isso, é preciso que as plataformas de envio de e-mail marketing passem a dispor de tecnologia para gerenciar os dados das listas de seus clientes.
A vantagem é que, com o armazenamento otimizado dessas informações, as empresas podem dispor de mais dados sobre o perfil de seus leads e o histórico de interações e compras.
Por exemplo: um e-commerce de materiais esportivos que organiza um disparo para uma lista de e-mails de clientes que compraram produtos do time que acabaram de ganhar um campeonato.
Além dessas tendências, fique atento aos pilares do e-mail marketing vencedor, como a reputação que você criou junto aos seus contatos. Para entender mais sobre o assunto, temos um post que fala justamente da importância de uma boa reputação no e-mail marketing. Vale a pena conferir!
Fonte: Media Post